Diretora médica do laboratório FONTE MEDICINA DIAGNÓSTICA, Drª. Andréa Pires, relata sua trajetória profissional.
Em 2004, eu já era médica patologista e professora universitária há quase uma década, com passagem por diversos laboratórios privados. Ávida por conhecimento, entusiasta da pesquisa científica e com grande carinho e respeito pelos pacientes, que atendia através da análise de seus exames, me sentia desconfortável pelo enfoque meramente comercial e impessoal e, muitas vezes, de baixa qualidade, da maioria dos serviços de saúde. O desejo de oferecer um serviço de patologia personalizado e de alta qualidade, associado à pesquisa científica e inovação tecnológica era a tônica de longas conversas, que me estimulava a realizar este sonho. Associando minha experiência na área e conversas com clientes e parcerias em potencial, vi que a ideia era viável e fundei nossa empresa. O capital inicial veio da família, com venda de patrimônios.
Finalmente, em meados de 2005, nosso laboratório nasceu – perfeito e lindo, como imaginei. Mas, tal qual um bebê, os primeiros anos foram de muita felicidade mas, também, de muita apreensão e cuidados com a criação. O mercado de anatomia patológica era, e ainda é, dominado por grandes conglomerados de laboratórios de análises clínicas, que não entendem que a anatomia patológica é um trabalho médico árduo, pois cada exame de patologia cirúrgica, citopatologia ou hibridização “in situ” deve ser analisado e interpretado por um médico patologista que deve emitir um laudo diagnóstico, e não são exames feitos por máquinas que fornecem resultados numéricos que devem ser interpretados pelo médico atendente do paciente para finalmente este chegar ao diagnóstico. Este domínio por parte de mega-laboratórios de análises clínicas faz com que os valores de remuneração dos exames de anatomia patológica praticados pelo mercado, particularmente pelos planos de saúde, fiquem em níveis inadmissivelmente baixos, muitas vezes mal pagando os insumos gastos para seu preparo.
Mas, desde o início, tínhamos a preocupação com a qualidade dos exames e, além do licenciamento da Vigilância Sanitária, do Programa de Incentivo ao Controle de Qualidade – PICQ da SBP e do programa de controle externo de qualidade do Colllege of American Pathologists (CAP, Estados Unidos), desenvolvemos e patenteamos inédito controle interno de qualidade – uma técnica que permite construir blocos de “tissue microarray – TMA”, assegurando controle de qualidade da reação inserido em cada lâmina realizada no Fonte Medicina Diagnóstica, garantindo a qualidade dos nossos exames individualmente. Por isso, gosto de dizer que, para nós, “RESPEITO PELA VIDA” e “CIÊNCIA A SERVIÇO DA SAÚDE” não são só slogans, mas nossa missão e princípios.
Continuamos firmes em nosso propósito de fazer Medicina de qualidade e, neste caminho, implantamos as técnicas de patologia molecular (hibridização in situ fluorescente e cromogênica – FISH e CISH). Hoje, além de realizar exames anatomopatológicos diagnósticos de alta complexidade para clientes de todo o país, realizamos pesquisa científica própria ou em parceria com instituições de pesquisa e universidades, produzindo e disseminando o conhecimento.
Outra preocupação que temos é manter o diálogo com nossos clientes; para tanto, desenvolvemos ferramentas de mídia digital (website, redes sociais e newsletter) e formamos um completo programa de Gestão do Relacionamento com Cliente, além de inovar num interno Escritório da Garantia da Qualidade.
Todo o esforço dos últimos anos compensou: nosso laboratório acumula prêmios (com destaque para o troféu de prata do prêmio FINEP INOVAÇÃO 2012, região sudeste), depósitos de patentes, muitos trabalhos científicos apresentados e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, como resultado da frente de inovação e gestão de processos.
Há anos, renovamos nossas certificações externas de qualidade ONA Nível 3 e PACQ-SBP. No estado do Rio de Janeiro, somos, tanto o primeiro laboratório com selos do ONA (desde 2016) e do PACQ (desde 2017), como o primeiro laboratório acreditado com excelência (ONA Nível 3).
Esta é nossa história de empreendedorismo; onde conhecimento, ciência, perseverança, qualidade, gestão, comunicação, inovação, ética, respeito, família e amizade têm papel decisivo e de sucesso. Procuramos nos diferenciar sendo mais “pessoal e amigável”, tal como planejamos a redação desse honesto e transparente relato. Se você se identifica com nossos valores e valoriza nossa trajetória, aproxime-se, entre em contato, visite-nos, enfim: seja bem-vindo!
Drª Andréa Rodrigues Cordovil Pires
Médica Patologista